O cheiro a Primavera

O cheiro a Primavera….. respirar fundo..

E…

Penso que muitas pessoas se identificam com estes sentimentos que vou explicar agora: comichão no nariz, nos olhos, ranhosos, sem cheiro, comichão por todo o lado só de ver os  carros com pó de pinheiro, acordar já cansados, falta de ar, irritadiços, para os alérgicos á mordida de pulgas como eu, é pânico a toda a hora que começa a época de caça, pele a começar vermelha do sol, espirros que nunca mais param, espirros que aparecem de repente, espirros que fogem… e de repente, respirar outra vez fundo e sentir o cheiro a flores, ao calor, a férias a chegar (para alguns).

Creio que já podemos considerar que a Primavera em termos climatéricos (não em termos de calendário) já entrou, e com um certo vigor. Este tempo que nem é de calor nem é de chuva, abafado, calor num dia e chuva torrencial no outro. Sair de casa cheio de roupa, porque de manhã está frio, e depois fica calor, ou então porque nunca sabemos quando o tempo vai mudar. Quase que parece a descrição de um país tropical, mas não se se iludam: temos a maneira de preguiçar dos países quentes, mas é só mesmo isso.

E com este aumento de temperatura, e de fotoperíodo, vêm as flores, que enchem os jardins de cores, e cheiros, e abelhas, um aspecto muito importante para os que têm trauma como eu. Começa o cultivo de muitos frutos de época, e legumes.

 

Tulipas, as minhas favoritas

E as plantas aromáticas também. Desde pequena que tenho algum fascínio, principalmente pela menta. Um dos meus chás favoritos é o de menta ( e os “After Eight”, claro!). E portanto, o meu objectivo, é dizer : cultivem estas plantas, porque o chá feito com as suas folhas naturais não tem nada a haver com as folhas desidratadas dos supermercados, ou mesmo os chás de saqueta, infusões por assim dizer. Claro, para quem gostar de chás. E, também, cultivem principalmente Lúcia-Lima e Erva Príncipe. Faz um chá com um sabor soberbo! Quem aprecia os sabores limonados, vai adorar. Não tem um sabor muito cítrico, mas é muito saboroso. Mas é a tal coisa, só com as folhas frescas é que se atinge este sabor, com a folha desidratada, sabe quase a erva. Bebi este chá, quando fui a um Workshop de Apicultura, cujo o leccionador era um Engenheiro Sócio do “Cantinho das Aromáticas”, uma quinta em Vila Nova de Gaia. Vendem lá de tudo que há de plantas aromáticas, têm uma parte de quinta biológica. Ainda não fui lá, mas já faltou mais para ir.🙂

 

Planta da Erva-Príncipe

Planta da Lúcia-Lima

Até á próxima!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s