A song of Ice and Fire

Não, não me pagam para eu fazer propaganda. Sim já sei, já me calava um bocadinho. ” Ai podes ter uma desilusão e ser uma porcaria” não quero saber, estou excitada na mesma: é quase domingo e está prestes a sair a série “Game of Thrones”!😀

Game of Thrones, da HBO

Para quem não sabe, esta série é baseada numa enciclopédia ( não é uma enciclopédia mas parece), escrita por George R. R. Martin, conhecido por escrever bastantes livros de terror e fantasia. Não conheço nenhum, é verdade, mas sem ser a saga ” Crónicas de Gelo e Fogo” no nosso bom português. Hoje fui comprar o 5º livro, e o senhor da livraria quando lhe digo o que queria revira os olhos do género ” Olha mais uma tolinha, isto agora é só disto” e começa com a conversa ” Sabe que está prestes a sair a série” ( eu a pensar para mim: a sério????) ” e em Julho vai sair o 5º livro” e eu fiquei “Ha?” ( como a telenovela coreana do Mad TV). Pensei eu em segredo, que achava que havia 8 livros. Pois, isto só podia ser mesmo Português. Por cada livro inglês que sai, cá em Portugal a tradução sai em dois livros diferentes, mas que por acaso não dá a sensação que fazem parte dum mesmo livro. Ou seja, cada livro “original” dá dois Portugueses; vai sair o 5º, em Portugal a saga vai ter 10 livros. Eu na minha inocência, bem que estranhava, nos sites internacionais haver menos títulos, e serem muito diferentes, mas isso já era naquela, traduções muito mal feitas. Mas não, é mesmo à bom português: ser chulista até mais não. Também verdade seja dita, deve ser uma técnica de marketing, para o povo português preguiçoso não olhar para o “calhamaço” que seria se o livro fosse do formato original inglês e ficar assustado com tamanho peso que seria pegar naquilo para ler.

Sean Bean interpreta o papel de Ned Stark

E agora, se alguém lê o que escrevo, e por acaso, é um fanático desta saga, pensa “Ah sua preguiçosa, ainda só no quinto?”. Pois, eu  o primeiro comprei em 2008, e li muito bem, o segundo li também logo de seguida, com uma paragem no inicio, mas depois foi seguido até ao fim, mas o terceiro, foi um….recreio grande. A parte de desenvolvimento da história é um pouco parada demais, e dispersei-me.

Mas depois, quando vi pela primeira vez que a série ia sair, de sorriso colado nos lábios ( e a falar só que nem uma tola) peguei no livro e desde aí não parei (sim foi á pouco tempo que começei a sério a ler ^^) . E agora, teria que dar a justificação de, porquê tamanha fixação pela saga, será que é assim tão boa? Quem gostou do mundo dos senhores dos anéis, e leu os livros (porque uma coisa é ver o filme, outra é ler os livros….quem conseguiu os ler direitinho devia ter uma medalha) , vai gostar deste Mundo criado por Martin. Tem de tudo. Não é um Harry Potter com miúdos de varinhas e vassouras. Alías, no inicio da história, a magia quase que não existe neste Mundo, começa a crescer aos poucos por motivos que só quem ler, é que sabe porquê. E não é porque sou uma nerdzinha que gosto. Não, é uma história de fantasia boa, como já não era criada há bastante tempo. E com um enredo de personagens, fantástico! Cada personagem tem o seu segredo, tem a sua ambição á sua maneira, todos sem excepção, têm os seus pontos fracos, todos o mais humanamente possível. São imensos brasões de família que existem. Cada capitulo, tem o nome da personagem que se vai falar mais nesse capitulo, e é visto pelo ponto de vista dessa mesma personagem. O tempo consegue seguir uma linha contínua, e no entanto, consegue estar desfaçado, porque quando vamos para a história de outra personagem, o tempo passou na mesma,  mas a gente saberá o que se passou. E depois consegue criar um suspense, não daquele o que vai acontecer a seguir, mas mais desta forma, por exemplo: no 4º livro passei um bom pedaço do livro confiante, esta personagem morreu, coitado daquela personagem, ( e todos no livro estão também conscientes que morreu) e depois aparece um capitulo com o nome dessa personagem, a contar coisas como se nada acontecesse e afinal sabe-se que não morreu, escondeu-se, e o corpo que apareceu dele era de uma pessoa parecida. 

Dito isto assim, parece uma telenovela mexicana. Não, é um livro muito bom, e não fiquem a suspeitar só porque sou uma FANÁTICA pelo livro. 

E a série vai sair agora. Portanto, quem quiser saber pelo menos um pouco da história é só comprar o primeiro livro que se chama “A Guerra dos Tronos”

E agora vou só por aqui umas imagens das personagens que eu penso que são das mais importantes, das imensas que há. 

Jon Snow, com o Fantasma
Arya Stark
Cersei Lannister
Cersei Lannister
Bran Stark
Daenerys Targaryen, a rainha Mãe dos Dragões
Catelyn Stark
Jaime Lannister
Robert Baratheon
Um ponto da história que acontece logo no inicio do primeiro, e que terá sido um dos mais importantes para esta família.

 E sim, não penso que esteja muito diferente dos livros. Já vi imensos videos backstages, e eles falam de promenores que já nem eu me lembrava. Penso que está bastante fidedigno.

Até á próxima!

2 responses to “A song of Ice and Fire

  1. Também quero ver🙂 sai em que canal mesmo? adoro boas histórias de fantasia cuidada, por acaso o Harry Potter desiludiu-me bastante, história mt perdida, sem grande impacto e enredo pobrezinho. Acredito que no livro seja bem mais poderoso, mas infelizmente ainda não consegui pegar nesse género de livros😦
    Beijos!

  2. Sai no HBO, mas.. não preciso de dizer mt pois não =P (se é que me entendes!!!)

    A sério pega. Se quiseres depois do André ler o primeiro (Sim, o André está a ler :O ) eu empresto-te🙂

    E vê a séries que já tive a ver os primeiros 10 min e está mesmo igual, lindo😀

    bjinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s