À Comissão de Festas… um “obrigado”

Pois foi, mais um ano de festas de Viana.

Bombos a descer a Avenida em Viana

A cidade enche- se com pessoas que depois desaparecem, ficando vazia com ruas que até dá medo passar. 

A mesma correria de sempre, a noite dos tapetes

Um parte dos tapetes
O tapete mais bonito de Viana🙂

o cortejo da Mordomia onde desfilam os fatos regionais mais chiques, e é um desfile do ouro, muito galante ao “olho”,

A ultima vez que participei na Mordomia, em 2009, em se tirou esta foto panorâmica no final da Mordomia, com a cara de cartaz do ano no meio. Eu estou onde está o traço a apontar ^^

 procissão dos anjos, a procissão do mar, que este ano achei especialmente linda, embora que demorou e nem sei como. 

Viana do Castelo , para quem não sabia este ano é a Cidade do Vinho. Não sei aonde é que somos conhecido como produtores de vinho, e mesmo consumidores deve haver cidades com mais consumo. 

E, pela primeira vez em 22 anos, vi o cortejo inteiro, sem participar em nada. E ainda bem que nem me dei ao trabalho de inscrever, e vestir e andar apressada, porque, por muito desiludida, o cortejo não valeu nada. De regional, não tinha nada. E, “obrigado” á comissão de festas por me mostrar que é melhor ir no cortejo que vê-lo. Mas agora como a nossa querida Comissão de Festas de Viana, está a armar-se em chique e a excluir pessoas que já vão faz anos de vida, não tardará também já não me aceitarão no cortejo, porque eles é que fazem o favor de me aceitar lá, não sou eu que faço o favor de gastar dinheiro em roupa e ouro, e tempo, para ir num cortejo em que não recebo nada em troca a não ser bolhas e pernas inchadas.

Não tardará muito, o cortejo da maior romaria das romarias, vai ser sem pessoas da própria cidade porque vão se acabar por fartar de uma comissão mesquinha que só dá valor ás cunhas e mais nada. Regras de traje? Para que? Já vi um senhor da comissão a por uma miudinha de rastos na Mordomia, só porque quando ela punha a mão na anca via-se uma pulseira que ela tinha no pulso. Vejam só o escândalo! Mas uma senhora que não estou para dizer nomes, mulher de um senhor importante lá em Viana, ia toda sarampintada (sim, não tem outro nome, olhos pintados de verde, batom vermelho e dentes da mesma cor que o batôm, e unhas vermelhas… muito regional), nem sequer se fala. Nem do modo como o ouro está posto no peito. Não, só os meros mortais é que tem de por, e cito” se o chapeú é para a cabeça, o colar é para o pescoço” mas isso é só nós, os outros até podem levar no avental se quiserem.

Sim estou muito revoltada. Porque estão a estragar uma festa bonita, regional, e torna-la numa palhaçada sem sentido. Tudo há custas de uma comissão de festas que não se sabe organizar, nem usar um pouco da porra do cérebro. É verdade! Então temos um tema : Cidade do Vinho. Ok, então como é que o vamos usar no Cortejo? Não seria lógico enaltecer os trajes regionais na produção, e toda a temática do vinho? Não, meteram os marmanjos para lá a pisar o vinho, o carro do Baco, um barco a transportar pipas. E os fatos? Andaram para lá muitos de trabalho na parte das vindimas e da comida, e depois umas mordomas e um arrail. AH! E eu tinha de dizer esta, sim, o fato de meia senhora que não fazia de acordo com a senhora das incrições parte do regional de Viana e que nem devia fazer parte do desfile, estava lá, metido no meio do arraial nem se viam, mas estavam. Agora digam-me isto das duas uma, ou é falta de carácter dos senhores da comissão que não souberam dizer não a quem apareceu lá com esse fato, ou então o factor cunha que é muito bonito.

É triste, é triste tudo. Até o desfile do “Vamos para a serenata” correu mal. E não foi só da chuva. 

Rua da Bandeira

Ou seja, resumindo, quero agradecer que o primeiro ano que sou espectadora nas festas d’Agonia, são um fiasco. 

Obrigada. 

(Peço desculpa pela qualidade das fotos mas estava com preguiça para andar com a minha máquina barulhenta, e portanto serviu o telemovél para as fotos)

Talvez para o ano, como já disse Mónica, façamos um desfile independente🙂

Até á próxima!

2 responses to “À Comissão de Festas… um “obrigado”

  1. eu acho que s eles sao tao exigentes deviam era ser em td…e pelo que vi est ano,eu se arranjar um d domingar vermelho posso ir ao teu lado de azul…ja n ha filas de cores,é td ao molho ^^ mas como pro ano vais de andré,e no seguinte com o teu pai,fica pra daqui a 3 anos ^^

    • Mas óh mulher tu vem sim senhora🙂 Lá pk vou com o André não significa que tu não possa vir e tar a falar cntf de kk forma vai tudo ao molho e vai xD tens é que te habituar antes ás socas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s