Um domingo preliminar

Hoje foi um domingo preliminar dos próximos domingos invernosos. Preliminar em termos de comida🙂

Sou uma apologista de comidas de “season”: com os frutos e legumes da época e aproveitar de tudo o que a terra nos dá de bom. E como tinha muitas maçãs, que ainda acabariam por se estragar, resolvi fazer um bolo para as gastar. Nesta época do ano o que não faltam são receitas com maçãs e abóbora. Então resolvi, depois de uma hora ” Não vou fazer esta.. não é melhor esta!” lá me resolvi pelo scrumble de maçã que nunca tinha feito e estava mesmo bom.

Scrumble de Maçã

Receita:

– Eu usei 12 maças mas dá para reduzir esta receita para metade. Descascar as maçãs, cortar aos quadrados, adicionar um pouco de água ( só mesmo o fundo do panela), de sumo de limão , e muita canela! Eu até como me acabou a canela  quando estava a deitar pus dois paus de canela pequenos nos meios das maçãs.  Deixar cerca de 20 minutos a cozer. Pisar um pouco as maçãs, mas não em demasia. Só desfazer um pouco.

– Para a parte de cima usei 400 gr de açucar, mais 400 gr de margarina para cozinhar, e 800 gr de farinha. Amassar tudo á mão, mas atenção, que foi aqui que me correu um pouco mal, porque amassei demais, mas o ponto é quando a massa está com um grão fino para ficar com um aspecto diria eu de panado e “crocar” melhor no forno.

– Depois de amassado, colocar as maças num tabuleiro para o forno, depois o “crumble” por cima.  Colocar no forno, sem o gril primeiro para deixar a maçã cozer um pouco, e depois com o grill para tostar a maçã. Isto durará cerca de 25 minutos mais coisa menos coisa.

– Quando retirar do forno, colocar canela em cima ( no meu não tem porque eu não tinha mais canela em pó😛 ) e já está! Pode ser comido quente ou frio, dependerá sempre dos gostos de cada um

E tenho a dizer a massa que fiz era muita acabei por não a por toda. E mesmo assim tinha muito “crumble” em cima. Provavelmente porque como as maçãs eram pequenas devia ter usado a massa como se fosse para metade. Mas é com estes pequenos erros que se aprende.

Mas depois de ter feito isto á tarde, meu tio  fez sopa de cebola tipicamente francesa! Gratinada, crotons  e tudo! Tenho de vos a dizer: fantástica!

Deixarei aqui a receita amanhã, que está em francês e a esta hora já não me apetece traduzir🙂 Mas a receita também é facil, quase só cebola e água e farinha maizena.

Vou digerir esta comida que eu à noite, para quem come só uma salada, este festim é demais para o meu estomâgo. Um chá de laranja e maracujá vem mesmo a calhar para ajudar a relaxar com o meu crochet. Um diria falarei nas minhas aventuras no mundo do crochet e mostrarei os meus “flowers squares” que estou a fazer, mas só quando vir que eles se parecem mesmo com um “flower square”🙂

Até á próxima!

Deixe uma Resposta

