Festividades anuais: fazer anos

Depois de quase uma semana de recuperação da constipação que me apanhou desprevenida, chegou o dia de jantar de família para festejar aquela festa anual que eu tanto fico triste: os meus anos. Contudo este ano, o dia dos anos que para além de já ser o que é, ia ser ser muito pior este ano, dentro do azar tive bastante sorte. Se há coisa que me deixa deprimida é o dia de anos, como já disse há um post atrás. Mas a minha mãe insiste sempre em fazer um jantar de família, então eu aceito pois é uma desculpa para fazer bolos até dizer mais não e come-los claro! Acabei por ter um dia muito bom em casa à beira dos que mais gosto sendo que este ano tive uma presença comigo fora do habitual 15 de Outubro e que foi muita boa! =D E para além disso tive outra surpresa: o Tom veio para casa de novo =D O meu companheiro peludo voltou para o quente da casa, aliás o frio já o devia incomodar um pouco e resolveu que já não queria vida de bandido. Eu  e o Sam acolhe-mo-lo muito bem. Aliás esta semanas ele andou comigo para quase todo o lado: esteve-me a fazer companhia nos meus momentos de mau estar “constipativo”, e até para Vila do Conde foi comigo é verdade. Um gato muito viajado!

Preparar a ementa, fazer a lista de compras. Debates sobre o que é melhor, o que apetece. Bla bla bla. Mas uma coisa  que gosto bastante é fazer de vez quando algo diferente e novo, para não ser sempre os mesmo bolos na mesa. Mas ai depois são  aquelas horas perdidas à procura de algo novo, apetitoso, que não seja “profissional” a fazer, e que seja a gosto de todos claro. Primeiro que se encontre alguma receita em que esses quatro factores intersectem é uma busca infindável. Mas no final, encontra-se sempre algo, mais não seja porque já se está farto de andar à procura ou mesmo porque embora quiséssemos fazer outra coisa acabaríamos nós por comer ( já me aconteceu muitas vezes…).

Da minha busca, dei de caras com a receita deste bolo. Este bolo é leve, saboroso para este tempo que ainda nem é frio nem é quente, e óptimo para acompanhar café ( isto para os café addicters como eu!).  Único problema deste bolo é que, como em várias receitas principalmente americanas vem com as medidas em cups. Detesto as receitas que vem assim. Não é nada exacto, e por um pequeno pormenor: os cups nunca são todos do mesmo tamanho. -.- Embora já tenha descoberto transição não me acredito muito nas medidas e podem perceber porque pela imagem a seguir que encontrei no Pinterest.

Conversão de medidas culinárias da Martha Stewart

As tablespoons e teaspoons também as vezes não são do mesmo tamanho e depende da quantidade que pomos numa colher…. Eu como cientista amadora, sou a favor de medidas exactas.

Tendo dito isto, podem imaginar que para colocar uma coisa correcta e ao meu gosto, andei eu ontem com uma chávena que eu considero a normal a pesar depois na balança para fazer a conversão. E acreditem se fosse a fazer a mesma medida para tudo as medidas saiam todas estranhas. E a verdade é que o bolo saiu óptimo com o tamanho correto, logo podem fazer a receitas com estas medidas que vai sair tudo direito.

Aqui vai a receita.

Bolo de Laranja com Café e Chocolate (for recipe in English please scroll down)

Ingredientes:

– 200 g de manteiga amolecida

– 2 ovos grandes

– 250 g de açúcar refinado

– 300 g farinha de trigo peneirada

– 1 1/4 colher de chá de fermento de pó

– 1 colher de sopa de leite

– 1 colher de sopa de café solúvel

– 1 colher de sopa de chocolate em pó

– 4 colheres de sopa de sumo de laranja ( que é quase o sumo de uma laranja inteira. quem gosta do sabor de laranja pode utilizar o sumo da laranja inteira que foi o que eu fiz)

1- Pré aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês ( como na foto). Pode ser qualquer forma, eu acho que esta dá um ar mais ternurento a certo tipo de bolos.

2 – Na batedeira misturar o açucar e a manteiga amolecida até obter um creme claro.

3 – Depois adicionar os ovos um de cada vez, e bater.

4 – Acrescentar a farinha de trigo e o fermento, e bater mais.

5 – Juntar a colher de leite, de café solúvel ( eu usei Ricoré porque não tinha café solúvel, saiu bom à mesma), do chocolate em pó, e o sumo de laranja. Bater bastante até a massa ficar homogénea e brilhante.

6 – Colocar a massa na forma e levar ao forno pré aquecido.

7 – Deixar cozer durante 40 minutos aproximadamente. Retirar da forma e deixar arrefecer.

Um molho que eu acho que seria óptimo para acompanhar este bolo seria um molho de chocolate branco. No entanto, como já disse, havia tanto bolo cujas receitas aparecerão cá e cortei um pouco ao açúcar neste caso. Mas depois quem quiser pode pedir que eu dou a receita que já usei nuns souflés.

Orange Cake with Coffee and Chocolat

Ingredients:

– 200 g butter softened

– 2 big eggs

– 250 g sugar refined

– 300 g wheat flour sieved

– 1 1/4 teaspoon baking powder

– 1 tablespoon milk

– 1 tablespoon instant coffee

– 1 tablespoon cocoa

– 4 tablespoons oranje juice ( or the juice of an orange; it depends on your taste, like I like more the taste of orange I used the juice of an entire orange)

1 – Pre heat the oven to 180 º C (356 F). Grease an English cake form (as in the photo). You can use the form that you want, I just like to use this type of form to some cakes.

2 – In blender mix the sugar and the softened butter until it becomes a  light cream.

3 – Then add the eggs one at a time, and beat.

4 – Add the flour and the baking powder and beat a little bit more.

5 – Add the tablespoon of milk, of instant coffee (I used Ricoré because I didn’t have instant coffee, went to the same good), cocoa, and orange juice. Beat until the dough is fairly homogenous and shiny.

6 – Place the dough in the form and place it in the pre heated oven.

7 – Cook for 40 minutes approximately. Remove and let it cool. Enjoy it!

This cake would be very well accompanied with an white chocolat sauce I developed. But like there were to many cakes yesterday, I didn’t make it due to the sugar rush! (and the extra calories). If you want you can ask me, I used once in a chocolat soufflé and it was very tasty!

Ate á próxima!

Deixe uma Resposta

