Pout pourri homemade : Pinhas cheirosas para casa

Se há coisa que eu gosto pela casa é um cheirinho que se associe ao nosso cantinho. Eu sou tola por os cheiros baunilhados, cheiros quentes, orientais.

A nossa sala estava a ficar sem cheiro, até porque com a salamandra acesa começa a ficar um certo pó acumulado na zona perto dela. E o pout pourri anda a começar ficar caro e às vezes o cheiro dura uns dias e desaparece logo. Resolvemos então fazer algo cheiroso para a nossa casa. Mãos à obra!

Quando fui apanhar as minhas amostras para a minha dissertação (ver aqui), numa das estradas tinha muitas  pinhas pequenas, não tão grandes como as normais que se usam para as lareiras.  Eu penso que é da espécie Pinus sylvestris, mas não tenho a certeza. Ainda vou confirmar, mas de qualquer forma a título de curiosidade para quem quiser soube um pouco da nossa flora autóctone encontrei este pequeno PDF que tem bastantes espécies e como cultiva-las. Não foi dentro do parque nacional atenção! E as pinhas que apanhamos estavam na estrada, não fomos apanhar em massa para o meio da floresta, apanhamos umas 15 no máximo! E então fizemos o seguinte:

– Lavamos muito bem as pinhas. Para tirar toda a espécie de lixo que tivesse e insectos.

– Depois colocamos-las numa saca plástica e metemos-las perto da salamandra que estava acesa. Nós deixamos dois dias quentes a beira, abriram todas ficaram bonitas. Mas na Internet, já vi e mesmo para quem não tem lareira/salamandra, podem colocar numa assadeira com alumínio por baixo em cima do fogão durante 40 minutos. Podem ver aqui.

– A seguir, colocam-se a quantidade das que se quer num saco com fecho clip ( no Ikea há desses à venda em que 50 unidades custam 2,99 euros). O cheiro é à escolha, tem é que ser uma essência daquelas que se queimam, em óleo. Nós escolhemos um cheiro de tangerina, porque pensamos que a baunilha ia ficar enjoativo, mas digo já que nos arrependemos nos um pouco. Talvez a baunilha tinha ficado bem melhor.

– O que se recomenda é 7 dias as pinhas fechadas num sitio sexo. Nós deixamos 10 dias porque nos esquecemos.

Mas o resultado saiu a cheirar bem, temos imensas para dar e vender porque fomos gananciosas! Eu disse à minha mãe para pôr poucas mas assim já ficaram algumas prontas dentro do saco para quando as outras ficarem sem cheiro serem substituídas.

Espero que façam as vossas pinhas cheirosas. Depois digam como o resultado ficou🙂

Webgrafia: Google e Swac

Até à próxima!

Deixe uma Resposta

