What a big water bear!

Desde meados de Outubro que ando à pesca dos Tardigrados, literalmente. Ou seja, queimadas e pescas. Mas ultimamente ando com os controlos (os que não são queimados) e digo-vos: é dose! O número mágico do momento é 349 tardigrados para identificar e o número ainda continua a aumentar. Ou seja a seguir desta dose de horas à lupa, vem a dose das horas ao microscópio ligado ao portátil e chaves de identificação (em italiano.. upa upa). Como se diz, quem corre por gosto não cansa. Mas todos sabemos que mesmo que seja aquilo que mais o nosso coração deseja, quando são horas seguidas que requer esforço ou mental ou físico,  cansa. E depois aqueles momentos de frustração como me acontece em que apanho 76 e só monto 55, porque sabe-se lá fugiram….

Contudo, há sempre aqueles momentos em que nos deixam sempre de boca aberta, como na semana passada em que deparei-me com este tardigrado tão grande e tão gordo que até me assustei. O tamanho é tal que na lâmina a olho nu consegue distinguir-se  as patas! E gravei este pequeno vídeo dele a andar.

(P.S.: Não liguem à música de fundo, mas estava com preguiça para editar o filme)

Ou então quando é uma amostra em que tem imensos protozoas e metazoas vivos como este nematode grande que se estava a mexer.

Nematode à esquerda e um Rotifero à direita

Nematode à esquerda e um Rotifero à direita

Depois há aqueles que eu fico sempre “uoh” que são os que ainda estão a sair do estado de criptobiose.

Tardigrado no microscópio, a sair do estado de criptobiose.

Tardigrado no microscópio, a sair do estado de criptobiose.

Este estado é o que os americanos e ingleses chama de “tun” que é o estado de barril. Realmente quando estão enroladinhos parecem um barril.

Depois tenho imagens como esta para mostrar como é difícil às vezes encontrar os pequenos, que muitas vezes são espécies importantes e que para o meu trabalho os tamanhos também são muito importantes ( Pista: nesta foto tem dois tardigrados)

Find the Tardigrades

Find the Tardigrades

E é isto a minha semana.

Webgrafia : Swac

Até à próxima!

Capture

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s